O fundamento de nosso blog está explicitado no trecho abaixo, extraído do livro Ideas on the nature of science, organizado por David Cayley, transcrição de série radiofônica da Canadian Broadcast Corporation (CBC), intitulada How to think about science, que foi ao ar entre novembro de 2007 e junho de 2008.

O trecho em questão é extraído do capítulo intitulado “Rationality and ritual”, onde Brian Wynne (Lancaster University) fala o que pensa sobre a construção social da ciência.

Reproduzimos abaixo o trecho que é quase a razão de ser da criação deste blog.

A tecnociência exerce uma influência penetrante sobre a vida contemporânea. Ela determina muito do que fazemos e muito a respeito do como fazemos.

Entretanto, a ciência e a tecnologia estão completamente fora do âmbito da decisão política. Nenhum eleitorado votou para quebrar átomos ou para inserir o DNA de um organismo em outro. Nenhuma legislatura autorizou o Ipod ou a internet.

Nossa civilização é então vítima de um paradoxo profundo. Glorificamos a liberdade e o poder de escolher, mas nos submetemos à transformação da cultura pelas tecnociências como a um destino virtual.

Assim, podemos afirmar que  são três os objetivos deste blog:

  1.  Compreender como o conhecimento científico exerce sua autoridade em arenas públicas, especialmente através das representações sociais da Ciência e Tecnologia construídas pela comunicação midiática.
  2. Divulgar em solo brasileiro a perspectiva dos Science and Technology Studies (ou Abordagem CTS, tal como conhecida e praticada no Brasil).
  3. Contribuir para a renovação da linguagem do Jornalismo Científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s