angelina-effect

Você deve se lembrar:  Há cerca de três anos, a atriz anunciou em artigo publicado no New York Times que teria se submetido à mastectomia dupla profilática seguida de reconstrução mamária, após constatar que possuía mutação do gene BRCA1, um fator preditivo de elevado risco de câncer de mama e de ovário em alguma fase de sua vida.

Na ocasião, a notícia ganhou repercussão impressionante na mídia internacional, com reações predominantes de admiração pela “bravura” da atriz e relativamente discretos comentários de especialistas sobre a cautela a ser adotada por outras mulheres na mesma situação.

Pois bem, agora pesquisadores de Harvard investigaram dados do seguro saúde de quase 10 milhões de mulheres antes e após a publicação do artigo de opinião de Jolie no NYT. Os achados foram publicados na prestigiosa British Medical Journal.

Duas semanas após a publicação do artigo, os pesquisadores verificaram um aumento de 65% na realização de testes para detectar a mutação do gene BRCA. No entanto, as taxas de mastectomia permaneceram inalteradas durante meses após a publicação. Haveria até mesmo a possibilidade de um aumento nos diagnósticos da mutação que não teriam levado à opção pela mastectomia, mas os pesquisadores acham esta hipótese pouco provável.

É preciso destacar que mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 são raras e que a testagem só estaria indicada segundo os especialistas para mulheres com história familiar e perfil de risco bastante característicos. Assim, o estudo sugere que foram realizados inúmeros testes desnecessários, a um custo total de 14 milhões de dólares em apenas duas semanas.

O estudo em questão de certa forma confirma o que já era conhecido dos especialistas. Celebridades não necessariamente promovem a saúde de maneira adequada, mesmo quando aparentemente bem intencionadas. Estudos revelam que celebridades têm um papel mais útil e relevante ao comunicarem decisões ou atitudes simples, do tipo “use o cinto de segurança”; “não fume”; “coma frutas e verduras”.

Na época do anúncio da decisão de Jolie, publiquei um artigo no Observatório da Imprensa que lançava luz sobre outros aspectos da polêmica decisão da atriz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s